"O Metrô de São Paulo realizou em maio de 2019 uma campanha voltada para o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas. Uma exposição com fotos dos menores foi montada na estação Largo Treze".
O Metrô de São Paulo realizou em maio de 2019 uma campanha voltada para o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas. Uma exposição com fotos dos menores foi montada na estação Largo Treze. Mensagens para prevenir a ocorrência de futuros desaparecimentos infantis estavam vinculadas às fotos. A iniciativa foi fruto de uma parceria entre a Via Mobilidade - concessionária da linha 5 lilás - e a Associação Mães da Sé, que disponibilizou as fotos. O evento durou de 6/5 a 28/6.
Em fevereiro deste ano, 2021, o Metrô aderiu mais uma vez à causa das pessoas desaparecidas. Trata-se de uma ação com alcance maior, levando o drama dos desaparecidos aos usuários das 55 estações componentes das linhas azul verde e vermelha. Desta vez a divulgação dos casos não é voltada somente para as crianças desaparecidas. Inclui todas as faixas etárias.
A Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), é parceira do Metrô neste projeto que consiste na exibição de imagens de pessoas desaparecidas dentro dos vagões por meio de monitores. Os vídeos - contendo fotos, identificação do desaparecido e telefone para contato do órgão municipal competente - serão veiculados na TV Minuto. A iniciativa vem a ser mais um recurso para a localização de pessoas desaparecidas. Segundo os dados da prefeitura, 579 pessoas desaparecidas foram localizadas em 2020 pelo serviço municipal.
A ação começou em 15/2/2021. Tem duração de 180 dias. Ao todo 3 imagens de pessoas desaparecidas são divulgadas por dia. O diretor da Divisão de Desaparecidos da SMDHC, Darko "Hunter" Vieira, comentou sobre a relevância da iniciativa em um espaço no qual aproximadamente 1.800.000 passageiros circulam diariamente: " A exibição dos alertas aumenta a chance de algum passageiro reconhecer uma pessoa desaparecida e prestar informações importantes para a localização".
Nenhum comentário:
Postar um comentário