"O Alerta Pri, será implementado no estado do Rio de Janeiro em 4 de dezembro. Trata-se de um sistema de alerta para a agilizar o processo de localização de crianças desaparecidas. É baseado no Alerta Amber, rede originada nos Estados Unidos".
O Alerta Pri, será implementado no estado do Rio de Janeiro em 4 de dezembro. Trata-se de um sistema de alerta para a agilizar o processo de localização de crianças desaparecidas. É baseado no Alerta Amber, rede originada nos Estados Unidos. A previsão inicial era de que a iniciativa fosse colocada em funcionamento no mês de outubro, porém questões estruturais, envolvendo inclusive as operadoras de telefonia, atrasaram o funcionamento deste recurso que, sem dúvida, terá papel muito relevante para a sociedade.
O sistema divulgará via sms o desaparecimento de crianças para a população. Os alertas serão enviados pela Polícia Civil. Através de um link contido na mensagem, será possível as pessoas acessarem informações mais detalhadas sobre a criança desaparecida. A foto, o nome, a idade e o local de desaparecimento são alguns dos dados publicados.
Este alerta de crianças desaparecidas é resultado de um projeto de lei do deputado estadual Alexandre Knoplock (PSL/RJ). Atualmente, ele preside CPI das Crianças Desaparecidas na ALERJ. Inclusive a implementação do sistema foi discutida amplamente em uma sessão desta comissão parlamentar, conforme foi abordado na postagem " CPI DAS CRIANÇAS DESAPARECIDAS NO RJ " , publicada em junho deste ano.
Comparado ao Alerta Amber, o Alerta Pri terá um campo de atuação mais limitado, restringindo-se somente à emissão de SMS. Porém a ação é muito válida, a partir do momento em que se torna a única referência de sistema de alerta no Brasil. O fato mostra o quanto o país ainda tem a evoluir no que diz respeito à política dos desaparecidos, expondo que todas as esferas de governo devem adotar medidas efetivas de combate ao desaparecimento infantil, de maneira que as leis ou ações voltada para este contexto não sejam criadas apenas para constar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário