"No dia 15/12/2020 foi confirmada pelo site da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA) a notícia de que Erick foi encontrado em Niterói. Não foram divulgados detalhes mais específicos tanto em relação ao desaparecimento, quanto acerca da localização. Porém o mais relevante é que Erick Apolinário Vieira está vivo e retornou ao convívio da família".
Erick Apolinário Vieira, morador do Complexo do Alemão, desapareceu em 3/12/2020 em Niterói/RJ, no bairro de Icaraí. O menino de 14 anos vendia doces na rua Gavião Peixoto, quando foi avistado pela última vez por volta das 13h:30. O desaparecimento foi confirmado, após Erick, o filho mais velho de 5 irmãos, não comparecer a um encontro marcado com a mãe, Taiana Anastácia Vieira, após um dia de trabalho.
A demora para fazer o boletim de ocorrência significou, aparentemente, um atraso comprometedor nas investigações acerca do paradeiro do menor, indo de encontro à lei federal 11259/2005, que assegura ao cidadão o direito de registrar imediatamente o desaparecimento. Apenas no dia 7/12/2020 o sumiço de Erick foi registrado. A família sempre apontou para a possibilidade de um sequestro e descartou outra hipótese levantada em relação a uma suposta fuga do garoto.
No dia 15/12/2020 foi confirmada pelo site da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA) a notícia de que Erick foi encontrado em Niterói. Não foram divulgados detalhes mais específicos tanto em relação ao desaparecimento, quanto acerca da localização. Porém o mais relevante é que Erick Apolinário Vieira está vivo e retornou ao convívio da família. Com certeza o reencontro com o filho é o melhor presente de Natal que a mãe, Taiana Anastácia Vieira, já recebeu na vida.
O êxito no caso Erick Apolinário Vieira traz esperança para várias mães que têm um filho desaparecido. Em 2018 foram registradas 1515 ocorrências de desaparecimento infantil no Rio. Em outubro de 2019 foram contabilizadas 563 crianças desaparecidas, segundo dados da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA) divulgados pelo G1. A média geral do Estado é de 1 criança desaparecida a cada 4 dias. Só em março de 2020 o SOS Crianças Desaparecidas registrou o desaparecimento de 44 menores, sendo que 31 destas crianças foram localizadas, conforme informação do R7. Dois meses depois, em maio, o Governo do Estado divulgou, em seu site oficial de notícias, a informação de que 575 crianças estavam desaparecidas em território fluminense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário