quarta-feira, 5 de maio de 2021

SEMANA DAS MÃES NO @CCDESAP - POSTAGEM 2

    



    Na segunda postagem da Semana das Mães, o @ccdesap aborda a história de três mães que atuam juntas no combate ao desaparecimento de pessoas, através do Instituto Mães Virtuosas do Brasil. Luciene Pimenta Torres, fundadora da entidade, Lúcia Helena Fernandes e Flávia Cristina Nunes Barcellos são as homenageadas de hoje.






     Luciane Pimenta Torres mergulhou fundo no universo dos desaparecidos em 30/8/2009, quando sua filha Luciane Torres da Silva, 9 anos, desapareceu em Nova Iguaçu/RJ. Ela foi a uma padaria próxima de casa e não retornou. Ciente do drama que é o desaparecimento de um filho e das consequências que esta ausência imposta traz à família, Luciene fundou o Instituto Mães Virtuosas do Brasil. A entidade presta assistência aos familiares de desaparecidos, desde a divulgação de casos até ações na rua. O encontro das mães em frente à Câmara Municipal do Rio, na Cinelândia, é um exemplo.  A própria Luciene e familiares de desaparecidos saem em campo, realizando trabalhos de busca. Ações na Central do Brasil, na rodoviária Novo Rio  e o rastreamento de desaparecidos fazem parte do cotidiano desta mãe, representante legítima do ativismo pelos desaparecidos.





    Flávia Cristina Nunes Barcellos é mãe de Vitória Nunes Barcellos dos Santos, 3 anos. A criança desapareceu no bairro de Benfica, Rio de Janeiro, no dia 9/1/2015. As investigações sobre o caso foram encerradas pela DDPA. A menor foi dada como morta, mesmo sem encontrarem o corpo. Diante deste quadro desolador, esta mãe e os demais familiares buscam a resposta por conta própria. Flávia também participa das ações do Mães Virtuosas do Brasil. Comparece nos encontros de rua, integrando o grupo que trabalha na divulgação dos casos de desaparecimento.  




    Lúcia Helena Fernandes  é mãe de Lucas Fernandes Silva, 16 anos. Ele desapareceu em 27/6/2015, no município de São João de Meriti/ RJ.  Lúcia está sempre presente nas ações do Mãe Virtuosas do Brasil e também age por conta própria nas ruas. Junto com a filha Luana Fernandes, divulga o caso do desaparecimento do filho, tentando encontrar algum indício do paradeiro de Lucas, atualmente com 22 anos, que já foi avistado em vários lugares, segundo o relato de testemunhas. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário