O abaixo-assinado pedindo agilidade nas investigações é mais um recurso capaz de externar a insatisfação e a preocupação não só dos familiares de João Rafael Kovalski, como também de toda a sociedade em relação ao andamento dos trabalhos policiais a respeito do desaparecimento da criança.
O caso João Rafael Kovalski, conhecido em todo o Brasil, citado anteriormente neste blog, permanece sem solução até hoje, mais de 2 anos após o desaparecimento da criança. O menino desapareceu em 24/08/2013, aos 3 anos de idade, no município de Adrianópolis, Paraná. A família do garoto não tem respostas sobre a localização dele. O paradeiro de João Rafael, atualmente com 5 anos, permanece ignorado, causando descontentamento nos familiares, nos amigos, nos voluntários e nos demais envolvidos nas ações que objetivam elucidar o caso. A expectativa por uma conclusão esclarecedora, definitiva, que afaste as especulações, se prolonga e parece cada vez mais distante com o passar do tempo. Esta demora, sem dúvida, causa apreensão, mesmo diante do otimismo das pessoas engajadas na volta da criança ao lar.
Devido à falta de resultados das investigações policiais, familiares de João Rafael correm atrás de respostas por conta própria. Solidária, a internauta identificada como Eliana Aparecida M teve uma atitude digna de aplausos. Ela criou um abaixo-assinado , pedindo maior agilidade nas investigações policiais sobre o desaparecimento do garoto, enfatizando a necessidade do combate ao tráfico de crianças. Tudo leva a crer que esta prática desumana ,comum na região sul durante a década de 80, tirou João Rafael do seio da família. O objetivo é obter mais de 1 milhão de assinaturas. Até então, mais de 5 mil pessoas assinaram a petição, demonstrando apoio à causa.
A página Todos Juntos por João Rafael Kovalski mantém o desaparecimento da criança em evidência, atuando na divulgação do caso, através da exposição de fotos do menino e de outras crianças desaparecidas. O espaço também anuncia eventos ligados ao desaparecimento infantil, além de tornar públicas manifestações de apoio, favoráveis à volta do garoto ao lar. Junto com outras páginas focadas no assunto "crianças desaparecidas" e com sites especializados no tema faz um excelente trabalho de conscientização a respeito do drama que envolve o desaparecimento infantil. Neste contexto, a página dedicada a João Rafael é uma das referências da grande rede em termos de Brasil.
Vale destacar que diante da aparente paralisia das autoridades, a participação popular é muito importante, essencial, para ajudar, pelo menos, a agilizar os trabalhos de investigação policial a respeito do sumiço de João Rafael. A falta de resultados, 2 anos sem respostas sobre o paradeiro da criança, é um ponto que traz à tona vários questionamentos a respeito do processo investigativo, colocando em dúvida a linha de investigação seguida. A falta de êxito indica que algo deve ser modificado. Novos procedimentos devem ser adotados, buscando viabilizar meios para a conclusão do caso. O abaixo-assinado pedindo agilidade nas investigações é mais um recurso capaz de externar a insatisfação e a preocupação não só dos familiares de João Rafael Kovalski, como também de toda a sociedade em relação ao andamento dos trabalhos policiais a respeito do desaparecimento da criança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário