segunda-feira, 1 de novembro de 2021

WALESKA BARBOSA: MENOR DE 16 ANOS DESAPARECE EM SEPETIBA RJ










"Pais e familiares encontram dificuldades para registrar um B.O. em delegacias, menos de 24 horas após o desaparecimento da criança".

Waleska Barbosa Ferreira Garcia, 16 anos, desapareceu no dia 26/10/2021 em Sepetiba, zona oeste do Rio de Janeiro. A jovem saiu de casa acompanhada pelo irmão mais velho. Foi relatado que houve um desencontro em um supermercado próximo de casa, porém a família cogita a hipótese da menor ter sido aliciada por alguém.





     Embora a situação seja de extrema urgência, o Boletim de Ocorrência foi registrado somente 4 dias depois do desaparecimento, no sábado, dia 30, na Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA). Anteriormente, nas delegacias, houve recusa em lavrar a ocorrência. O fato expõe, mais uma vez, que as autoridades não estão cumprindo a lei federal 11.259/2005 , Lei da Busca Imediata. 




 Outros casos de desaparecimento infantil apresentam situação semelhante à descrita acima. Pais e familiares encontram dificuldades para registrar um B.O. em delegacias, menos de 24 horas após o desaparecimento da criança. Infelizmente, esta falha no atendimento ao público é um ponto comum neste tipo de ocorrência. O pai de Waleska, o advogado Jorge Oliveira, comentou sobre a situação, conforme publicado no jornal O Dia: "É inconcebível o agente público pago pela sociedade não conhecer as leis e ser indiferente às famílias.Temos que ser justos e elogiar os bons policiais, mas também temos que exigir das autoridades que sejam severas com as falhas de condutas dos agentes envolvidos".




    A Fundação para a Infância e Adolescência (FIA) divulgou nas redes sociais o desaparecimento de Waleska. Através do programa SOS Crianças Desaparecidas, a entidade já atuou em mais de 3 mil casos nos quais as crianças foram localizadas e retornaram ao convívio da família. Atualmente, o estado do Rio de Janeiro possui mais de 560 crianças desaparecidas. Waleska Barbosa Ferreira Garcia é uma delas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário