quarta-feira, 10 de novembro de 2021

NOVA DELEGACIA ONLINE E CRIANÇAS DESAPARECIDAS NO RJ




"A preocupação fica por conta da inovação virtual ter limitações, a partir do momento em que as estruturas físicas permanecem as mesmas. Trata-se de um sistema interligado no qual um depende do outro. Portanto uma nova ferramenta precisa encontrar respaldo nas bases já existentes para funcionar com eficiência". 



 A Polícia Civil do Rio de Janeiro disponibiliza ao público a Nova Delegacia Online. Através da ferramenta é possível agilizar o atendimento ao cidadão e consequentemente as investigações, oferecendo uma alternativa à maneira tradicional de efetuar um Registro de Ocorrência. Trata-se de um recurso que visa evitar, ou pelo menos reduzir, as subnotificações na abrangência do contexto criminal do estado, através deste sistema de RO online.




    As ocorrências poderão ser registradas remotamente, mas há exceções. Morte, roubo a banco, roubo e furto de veículos, solicitação de medidas protetivas e de perícia, além de sequestro fogem ao campo de atuação da delegacia online. O foco da instituição, conforme o próprio site expõe, são casos relacionados a roubo ou furto, agressão física, violência doméstica contra a mulher, injúria, ameaça, difamação ou calúnia, estelionato, perturbação da tranquilidade e desaparecimento. 



    A inclusão dos casos de desaparecimento é muito significativa, pois há contínuos relatos sobre as dificuldades para a efetuação do Registro de Ocorrência nas delegacias físicas, principalmente nos casos envolvendo crianças. Familiares relatam que o Boletim de Ocorrência é lavrado dias após o desaparecimento de um menor. Antes, familiares relatam que são orientados a realizar por conta própria buscas na região em que a criança ou adolescente sumiu, seguindo depois para uma "peregrinação" em hospitais abrigos e até no IML. A partir daí, com a conclusão destas etapas, as autoridades competentes registram a ocorrência.




    A expectativa das famílias de crianças desaparecidas é encontrar na Nova Delegacia online um serviço mais ágil, que não negligencie a Lei da Busca Imediata  -11259/05 -, viabilizando as buscas pelo menor desaparecido o mais rápido possível. A preocupação fica por conta da inovação virtual ter limitações, a partir do momento em que as estruturas físicas permanecem as mesmas. Trata-se de um sistema interligado no qual um depende do outro. Portanto uma nova ferramenta precisa encontrar respaldo nas bases já existentes para funcionar com eficiência. As inovações não podem ficar restritas apenas ao virtual. É preciso expandi-las para o físico e deste modo gerar resultados positivos. 




    

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário