quarta-feira, 8 de setembro de 2021

ENCERRAMENTO: CICV - 2ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL PARA FAMILIARES DE PESSOAS DESAPARECIDAS






"A Conferência deixou um legado. Luciene expôs que a troca de informações foi uma experiência enriquecedora que proporcionou crescimento humano.  A presidente do Instituto Mães Virtuosas do Brasil também trouxe uma  notícia muito relevante para a causa dos desaparecidos no Brasil. O CICV vai abrir um ponto de assistência na cidade do Rio de Janeiro".



    O evento do CICV foi encerrado dia 8 de setembro, deixando mais conectados os familiares de pessoas desaparecidas. Através da troca de informações, conhecimentos e experiências ligadas ao desaparecimento repentino de um ente querido, os debatedores tiveram contato com pessoas que passam pelo mesma situação em um cenário muito mais amplo do que o habitual, considerando o contexto internacional.






    Esta abordagem incluiu também as diversas reações ao tema desaparecidos, considerando a situação atípica vivenciada entre os participantes. Se as reações, tanto as individuais quanto as coletivas, são variadas no âmbito de um país, imagine em um contexto mais abrangente, incluindo várias nações. A conferência expôs através de vídeos as situações de vários países, mostrando como cada nação está lidando com o tema desaparecidos. Portanto a abordagem foi mais ampla, porém as particularidades de cada povo não foram deixadas de lado.





*Trecho da participação de Luciene Pimenta Torres na 2ª Conferência para Familiares de Pessoas Desaparecidas do CICV.


    O @ccdesap conversou com a presidente do Instituto Mães Virtuosas do Brasil, Luciene Torres. Ela afirmou que, entre as variadas perspectivas acerca do tema desaparecidos, foi possível identificar pontos negativos comuns entre as ocorrências  abordadas, independente de país. O despreparo das autoridades competentes, a falta de assistência às famílias de desaparecidos e consequentemente o sofrimento de todos os envolvidos. Luciene disse: "Apesar das leis serem totalmente diferentes, o que acontece é que a gente vê que as lutas são as mesmas." 





     A Conferência deixou um legado. Luciene expôs que a troca de informações foi uma experiência enriquecedora que proporcionou crescimento humano.  A presidente do Instituto Mães Virtuosas do Brasil também trouxe uma  notícia muito relevante para a causa dos desaparecidos no Brasil. O CICV vai abrir um ponto de assistência na cidade do Rio de Janeiro. A ativista disse ao @ccdesap:" Tomara que venha e que a gente possa contribuir de alguma maneira pra melhorar ou, pelo menos, amenizar a dor de muita gente".





Nenhum comentário:

Postar um comentário