sexta-feira, 26 de março de 2021

DESAPARECIDOS EM CAMPO NO CAMPEONATO CARIOCA


 


    Campeonato Carioca tem ação ligada às pessoas desaparecidas em clássico Botafogo x Flamengo disputado na última quarta-feira, 24 de março. Ambos os times adentraram o gramado do Engenhão incompletos para expor o quanto um ente querido desaparecido faz falta aos familiares. Jogadores adversários  carregaram juntos uma faixa que trazia a mensagem: " Sentiu a nossa falta? Imagine se fosse alguém da sua família". A iniciativa social denominada  Desaparecidos em Campo é obra do movimento Futebol sem Barreiras. A campanha é voltada para a localização de crianças e adultos desaparecidos.



    A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) contou com parcerias para colocar este projeto em prática. O trabalho em equipe teve as participações da Sportsview -  parceira da FERJ e criadora do Futebol sem Barreiras - da Leiaute Propaganda e da Cura e Cultura. Assim como os próprios clubes participantes do torneio, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), a Record TV e o programa Desaparecidos também apoiam a causa.




    Vale destacar que várias iniciativas envolvendo futebol e desaparecidos, principalmente em relação às crianças, tiveram êxito. Em 2020, a Roma foi responsável pelo retorno de vários menores ao meio familiar através da publicação de fotos de crianças desaparecidas vinculadas às imagens dos reforços contratados pelo clube. O trabalho resultou na campanha Football Cares, abraçada por mais de 200 equipes do mundo inteiro, incluindo times brasileiros. No Dia Internacional da Criança Desaparecida , 25 de maio, os clubes exibiram vídeos e fotos de crianças desaparecidas no Twitter.





    Em termos de Brasil, em 2016,  fotos de crianças desaparecidas foram expostas nas arquibancadas durante jogos da seleção brasileira de futebol.  A iniciativa viabilizou o retorno de um menino aos braços da mãe. Fato semelhante aconteceu em um Fla x Flu. Em 2017, os rivais se uniram pelo projeto Escalação Solidária. Uma garota foi localizada e devolvida à família. Mais de 8 milhões de pessoas tomaram conhecimento da ação realizada no Dia das Crianças, 12 de outubro.  Palmeiras, Atlético MG e Coritiba   também se destacaram no engajamento por crianças desaparecidas. Criaram suas próprias campanhas sobre o tema, alcançando milhões de pessoas. Só no Facebook, estes 3 clubes somam juntos quase 8 milhões de seguidores.







Nenhum comentário:

Postar um comentário