Em março de 2014, o programa SOS Desaparecidos apresentou ao público A Cartilha da Criança Segura. Trata-se de um documento preventivo com 21 páginas, que traz recomendações voltadas aos responsáveis e , principalmente, ao público infantil, mostrando às crianças como devem proceder para evitar situações de perigo que possam desencadear em mais um caso de desparecimento
O programa SOS Desaparecidos foi criado em 2012 no estado de Santa Catarina, região sul do Brasil. O objetivo é o atendimento e a resposta a casos de desaparecimento, priorizando ocorrências nas quais crianças e adolescentes estejam envolvidos. Os dados alarmantes, mais de 200 mil desaparecidos por ano no Brasil, sendo que 40 mil são crianças, impulsionaram o surgimento desta equipe da Polícia Militar, única no país voltada, exclusivamente, para as investigações acerca do desaparecimento de pessoas.
Em março de 2014, o programa SOS Desaparecidos apresentou ao público A Cartilha da Criança Segura. Trata-se de um documento preventivo, com 21 páginas, que traz recomendações voltadas aos responsáveis e , principalmente, ao público infantil, mostrando às crianças como devem proceder para evitar situações de perigo que possam desencadear em mais um caso de desparecimento. Manter a porta de casa trancada e não abri-la para estranhos, não passar informações pela internet e andar sempre acompanhado na rua, em grupo ou por um amigo, caso os pais não estejam por perto, são algumas das orientações básicas capazes de dificultar a ação de algum estranho que busque se aproximar da criança para arrebatá-la de seu convívio familiar.
A Cartilha da Criança Segura tem uma linguagem de fácil entendimento. Passa as mensagens de forma dinâmica sem tornar a leitura das crianças e dos demais interessados maçante. As frases curtas e objetivas ganham o reforço de ilustrações coloridas que retratam os vários cenários que compõem o cotidiano das crianças, desde o ponto do ônibus até a escola. Uma curiosidade é que o texto é de autoria do Major da PMSC Marcus Roberto Claudino - coordenador do SOS Desaparecidos - e as ilustrações são obra do soldado da PMSC Maurício Costa.
A elaboração da Cartilha da Criança Segura é mais uma comprovação de que a prevenção é relevante.Embora não tenha a capacidade de reduzir as ocorrências de desaparecimento infantil a zero, a medida preventiva cria dificuldades para a ação de sequestradores , tornado as crianças menos vulneráveis ao assédio de estranhos, a partir do momento em que há a conscientização dos menores em relação aos perigos que os cercam. Este alerta também é estendido aos pais ou responsáveis, fazendo com que estes voltem suas atenções para uma possibilidade que outrora nem era cogitada. Esta transmissão de informações é válida. Proporciona, pelo menos, a queda dos casos de desaparecimento infantil, garantindo, inclusive, maior disponibilidade aos profissionais competentes para estes trabalharem, se aprofundando nas investigações de casos de desaparecimento infantil já consumados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário