"O Presidente da República, Jair Bolsonaro, divulgou vídeo nas redes sociais, em 9/2/2021, assinando decreto 10622 para a criação do Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas".
O Presidente da República, Jair Bolsonaro, divulgou vídeo nas redes sociais, em 9/2/2021, assinando decreto 10.622 para a criação do Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas. A publicação no Diário Oficial da União ocorreu hoje, 10/2/2021. Segundo a Ministra Damares Alves, trata-se de uma modificação em toda a política nacional referente a desaparecidos. A responsabilidade sobre o assunto passa a ser do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos e do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada diretamente ao Ministério da Justiça e Segurança Pública(MJSP), terá o relevante papel de coordenar as ações referentes ao gerenciamento do Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas, à cooperação operacional entre órgãos de segurança e autoridades estaduais, além da produção de relatórios estatísticos acerca de pessoas desaparecidas. O ministro da Justiça André Mendonça declarou: "As polícias serão notificadas através do cadastro e imediatamente começarão a procura. Não vamos mais esperar 24 horas."
O Presidente Bolsonaro também chamou a atenção para as prováveis causas de desaparecimento infantil, deixando claro que haverá uma apuração acerca dos fatores que levam a este quadro preocupante. A Ministra Damares Alves respondeu, citando tráfico humano, adoção ilegal, abuso sexual, pedofilia, tráfico de órgãos e até rituais, sendo este último foco de um processo de investigação do Ministério da Justiça para a confirmação dos fatos.
Sobre os rituais satânicos envolvendo crianças, vários casos de desaparecimento já foram associados à pratica macabra. Há rumores de que Leandro Bossi, desaparecido no Paraná em fevereiro de 1992, aos 11 anos, pode ter sido vítima de satanistas. A possibilidade foi levantada na época. Outra ocorrência que teve esta mesma hipótese levantada aconteceu em dezembro de 2020. Trata-se do sequestro da menina Fabíola Tormes, em Santa Catarina . Ela foi localizada e resgatada do cativeiro pela polícia, mas brinquedos com aspecto macabro foram encontrados no local e chamaram a atenção dos policiais que participaram da operação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário